Análise de documentos 1º GEO

Os cinco documentos abaixo servirão para a produção de um texto. Aqui, acredito, que seja meio óbvio o que você terá que fazer em sua análise. Seguem algumas perguntas que servirão como uma espécie de roteiro para seu trabalho: os documentos dialogam? os documentos divergem? aliás, qual o tema comum aos cinco documentos? Há alternativas para o fim do mundo? E por aí vai… Não é muito diferente dos trabalhos que fazemos em nossas provas 🙂

IMPORTANTE: Seu texto dissertativo não é uma DESCRIÇÃO de cada um dos documentos…

IMPORTANTE 2: Sim, sou pessimista (meu pai adorava jogar isso na minha cara), o que não significa dizer que você tenha que ser também… mas, sei lá né…. helllooooo… olha o mundo em que você vive…..

IMPORTANTE 3: Você deverá comentar (o seu texto produzido) no lugar de COMENTÁRIO desse site (dãhn) até o dia 11.3.18 às 18 horas….

IMPORTANTE 4: Não tem importante quatro 🙂

 

10 comentários em “Análise de documentos 1º GEO”

  1. O mundo é uma coisa que se nós formos parar para pensar hoje em dia é uma muito delicada de se falar, pois do mesmo jeito que o mundo pode acabar daqui há 100 anos, também pode acabar amanhã.
    Os documentos que vimos retratam bastante, o consumismo, desigualdade social, fim do mundo, aquecimento global. Porém esses temas todos se direcionam há um só ser, o ser humano que por acaso foi criado pelo planeta, mas ultimamente estamos destruindo ele.
    Para suprir o tanto de coisas da terra que estamos destruindo e explorando seria necessário em média 5 planetas terra, só que sabemos que SÓ TEMOS UM, e que quando chegar o fim dele não tem mais o que fazer, a única opção que nos temos para tentar reverter essa situação seria parar de produzir tanto lixo, consumir menos, e começar a praticar a regrinha dos três Rs (reduzir, reciclar e reutilizar), e se não começarmos há se preocupar com isso logo, já podemos ficar bem concientes que o planeta terra não vai durar muito mais não.

  2. O planeta terra foi completamente explorado pelo ser humano. Pode acabar hoje, como pode acabar daqui 50 anos. Consumimos muito e produzimos muito lixo, onde podemos ver a extrema pobreza das pessoas e a desigualdade social que elas sofrem. As alterações climáticas também acontecem por nossas culpas.
    Os seres humanos sempre estão na frente, a terra é nossa e fazemos o que queremos e é por isso que temos um mundo desse jeito. Nós, seres humanos somos o próprio tema, estamos causando o fim do mundo e como fala no documento “Story of Stuff” vivemos em um sistema linear, mas em um planeta finito, por tempo indeterminado, é impossível de acontecer.
    Uma das alternativas que temos é a reciclagem, mas não seria o suficiente, também temos que nos livrar da antiga mentalidade de usar e jogar fora, economizar tanto a água quanto a energia, não desmatar, consumir bem menos, pois é com pequenas ações que de pouquinho em pouquinho conseguimos mudar o mundo.

  3. Os cinco documentos mostram a ação antrópica e seus efeitos no planeta Terra. O ser humano está esquecendo que tudo o que utilizamos hoje em dia foi retirado do meio ambiente e, ao em vez de repor o que foi tirado, apenas deixamos como se não fosse mais reutilizável. Isso não só está acabando com o planeta que vivemos, mas também está alterando o clima; As calotas polares estão derretendo, os fenômenos naturais estão cada vez mais impactantes em nossas vidas e tudo o que o governo faz é incentivar todos a consumir cada vez mais. Algumas vezes compramos coisas que só utilizamos uma vez e depois descartamos, também compramos coisas que está “na moda” para nos sentirmos bem e novamente descartamos quando não há mais utilidade. Não seremos pessimistas por pensar que não há solução para o caos que instalamos na Terra, levará muito tempo para reparar toda a nossa bagunça se TODOS colaborarmos.

  4. Caroline. F. Bolsonaro – 1°M
    Temos que pedir desculpas para as futuras gerações porque estamos destruindo o planeta em que elas irão viver, estamos entrando em um colapso evidente e se tudo continuar assim o planeta não irá resistir graças às ações do ser humano. A única coisa que importa atualmente é o lucro por isso somos incentivados a comprar, comprar e comprar o tempo inteiro ignorando todas as consequências que isso pode trazer porque se você não consome é considerado um alien pela própria sociedade em que vive.
    Ter lucro é bom, eu sei, afinal todo mundo gosta de ter dinheiro mas só lembrando que se continuarmos acabando com o planeta em que vivemos para isso ele vai chegar ao fim e se não tiver planeta não terá ser humano, consequentemente não vai ter mais ninguém para consumir ou seja, tudo terá sido em vão, essa conclusão pode assustar mas é um fato.
    Reverter essa situação é muito difícil pois estamos fazendo muito pouco perto de tudo que já danificamos e ainda estamos danificando, eu quero um planeta melhor para viver mas estou vendo poucas formas de isso acontecer, da maneira que estamos vamos dizer bye, bye para o planeta em muito pouco tempo.
    Termino essa reflexão com uma pergunta: O que é mais importante? Viver com qualidade ou consumir e ter lucro?

  5. Análise dos documentos

    Todos os arquivos mostram a ação humana sobre o nosso planeta e nós mesmos, sobre o que fazemos com o planeta, o que pode acontecer, as mudanças, sobre a relação dos seres humanos uns com os outros e as histórias da nossa espécie. Entre todos esses arquivos a uma grande relação, a ação maligna que só prejudica o planeta e os habitantes de planeta que no caso é a terra.
    Um dos problemas é o consumismo, consumir demais exige matéria prima demais, e uma hora vai acabar e não teremos mais o essencial para a sobrevivência, fora a poluição que é feita ao fazer esse produtos. Cada vez mais o mundo fica poluído, com o excesso dos produtos que são produzidos e descartados rapidamente causa uma tremenda poluição no planeta, tanto na produção quanto no descarte. Esse lixos que são as sobras do que foi usado são descartados em alguns lugares, essa poluição afeta a todos que estão perto, exemplo na ilha das flores que os lixos são jogados lá e esses restos são dados para animais e até para humanos mais pobres sem condição de comprar coisas boas, prejudicando o meio ambiente e a saúde de quem vive lá, coisas muito ruins.
    Existe uma coisa chamada aquecimento global que é uma abertura na camada de ozônio (camada que protege a terra de raios solares) causada pelos gases que são expelidos pelas ações do ser humano, poluindo o planeta com indústrias, lixos, e muitas outras coisa
    Os humanos evoluíram muito desde a sua criação, essa evolução tem muitos lados negativos como as guerras causadas por brigas e desentendimentos dos países, bombas atômicas, escravidão dos que eles acham inferiores e muitas coisas piores. Tudo isso é causado pela ação humana que é totalmente errada deveríamos cuidar do planeta e melhorar ele pois é o lugar onde vivemos. Diante dos arquivos é muito difícil reverter o que nós fizemos mas ainda da para amenizar e tentar poluir menos. Através de coletas e reciclagem e quebrar o sistema de consumismo. O consumo é algo viciante e que para manter esse consumo precisaríamos de muitos outros planetas e isso é o que fala na HQ.

    Lucas Ortiz Correia 1°M N°8

  6. Todos os do documentos mostram a consequência das transformações que os seres humanos fizeram na Terra e um possível final para o mundo. Há algumas alternativas para esse fim, uns acreditam que podemos muda-lo e transformá-lo em um lugar melhor, sem poluição, etc. Mas (na minha opinião) a alternativa mais provável é que o mundo acabe por nossas mãos, por que ninguém liga para a poluição, pensamos apenas em comprar sem nos preocupar com o que acontece com os descartes, após não serem mais úteis. Sem se importar se o nosso lixo irá poluir o meio ambiente ou com o aquecimento global que geramos ao desmatar e poluir demasiadamente o planeta.
    Um exemplo é a música do Pearl Jam “Do the Evolution”, ela mostra que somos irresponsáveis e mesmo assim fazemos tudo o que queremos, que somos mentirosos e maus, não nos importamos em matar os outros para nosso próprio bem e que no final o mundo é destruído por nós mesmos.
    Já a história em quadrinhos “Heróis do clima” é mais otimista, no final, mesmo sabendo de tudo que fizemos e todos os estragos, o personagem acredita que se cuidarmos bem da Terra ela ainda pode ter um futuro bom.

  7. Os três documentos que vimos em sala de aula observamos que teve uma grande revolução em nosso país desde antigamente até os dias de hoje, onde o ser humano passa a comprar animais e objetos para poder ter um maior lucro. Nos vídeos observamos que o ser humano com belos pensamentos e ideias é capaz de mudar o mundo em pouco tempo, como no vídeo do consumismo em que o homem fazia objetos para a população comprar por um preço ruim ou bom, para depois jogarem fora e com as novas compras da população ganhar e lucrar mais.
    Na música da evolução, observamos que teve uma grande evolução em nosso mundo, uma delas citada no vídeo, que a internet toma o tempo do ser humano o deixando preso e dependente. No vídeo das Ilhas das Flores, que não tinha nenhuma flor, observamos a ação que o homem fez, em que produz um alimento, como o tomate, para vender e lucrar mais. Nesse processo de venda, os compradores acabam não querendo e o produto vai para o lixo, na separação desse lixo os alimentos vão para os animais que também não querem e por último vão para as mãos das pessoas que não tem condições e dinheiro para comprar o próprio alimento.
    No HQ dos Heróis do Clima, a história é passada em Marte onde o avô conta um pouco sobre a realidade e as consequências do aquecimento global acontecido em nosso mundo provocado pelas mãos dos homens como herança para o seu neto. A relação dos quatros documentos é que o mundo sofreu e ainda está sofrendo com as atitudes dos homens, independentes de serem boas ou ruins para o mundo, pois infelizmente pensam somente em lucrar sem medir as consequências.

    Cibely Flausino Viaro – nº 02 – 1º E.M

  8. Estão falando da evolução que o mundo teve, como a criação do dinheiro que serve para comprar algum produto pois antes o método de troca era muito complicado, porque para trocar uma baleia por galinha tinha que ter muitas galinhas para chegar ao peso da baleia. Nos dias de hoje as pessoas compram alguns produtos para vender e ganhar o lucro, quem sempre ganha esse lucro é o patrão, quando a pessoa não tem o dinheiro ela acaba sendo excluída porque não tem o patrão e nem como ganhar o dinheiro, como na ilha das flores que os porcos que serão mortos para a alimentação de uma família e o lucro do patrão. Mas esses porcos são mais importantes que os seres humanos e as pessoas que tem o dinheiro na mão são muito consumistas, gastam o dinheiro com coisas que elas não precisam, quando vê um comercial de uma camisa nova na televisão, vão comprar e acabam jogam as que tem no lixo e não pensão que um dia não vai ter mais lugar onde colocar tanto lixo.
    A cada dia que passa o homem está destruindo o mundo aos poucos com a construções de prédios, desmatamento, guerras.
    Com tantas evoluções que tivemos já ajudaram muito as pessoas, mas um dia essas evoluções vão acabar com o mundo, como o caso da bomba atômica, o homem é tão esperto que inventa e inovas algumas coisas que servirão para acabar explodindo o mundo e acabando com nossas espécies com as bombas ou com as tecnologias. Se isso acontecer a nossa espécie estará ameaçada e se nossa espécie não evoluir e não tiver consciência de que o nosso planeta está morrendo a nossa espécie será extinta como os dinossauros. Por isso nossos cientistas estão procurando um novo planeta para que esta habito a sobrevivência das nossas espécies, mas não adianta mudar de planeta se consciência dos seres humanos não mudar, porque vamos acabar com o outro planeta.

  9. Com a implantação do Capitalismo, donos de empresas começaram a visar somente da lucro e na produção exagerada, que esqueceram do seu redor, o mundo que eles vivem.
    O Capitalismo basicamente é a produção, exportação dos produtos para as lojas, a venda pra algum usuário interessado e o uso desse objeto ate seu desgaste.
    Infelizmente não é essas mil maravilhas, esse sistema tem seu lado obscuro, que ta provocando o verdadeiro fim do mundo ligado a área da produção e o descarte. Relacionado a produção, pra fazer esse produtos tem que desmatar um pouco de produtos naturais, mais com as grandes produções, esta desmatando muito. E relacionado ao descarte é que os produtos estão sendo feitos com a validade muito baixa, onde são descartados muito rápido, assim aumentando muito a quantidade de lixo.
    Então resumindo, os documentos estão mais que certos com o fim do mundo, o ser humano está tão preocupado com a produção que está esquecendo do resto, sendo que daqui uns anos, nosso planeta não irá aguentar mais e acabar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s